Hardware de Redes

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Vou lista aqui alguns hardware relacionados a redes...

Hub - equipamento que faz a interligação de varias maquinas na rede, permitindo a troca de informações, a comunicação realizada pelo hub é de broadcast. Um hub pode ser ligado a outros, aumentando a abrangência da rede ou funcionando como repetidor, no entanto ao cascatear hubs, há um limite de até 4 hubs.

Switch - equipamento que permite interligar maquinas em rede e que reconhece o endereço de destinoi do pacote enciado, transmitindo apenas para a porta a qual pertence o destinatario. O switch "aprende" os endereços através do envio de uma mensagem de broadcast. Ele envia a mensagem e, ao receber o retorno, associa os endereços recebidos a suas portas.

Router(roteador) - equipamento que permite rotear (determina o caminho) pacotes da origem até o destino. As rotas sao escolhidas com base em algoritmos de roteamento que seguem criterios como : o percuso mais rapido, menos congestionado, etc.

Gateway - este equipamento nada mais é que um roteador com uma caracteristica especial, que permite interligar redes com arquiteturas diferentes, pois ele faz a conversão entre protocolos distintos.

Repetidor - equipamento que permite amplificar o sinal transmitido em pontos onde o mesmo começa a perder potência. O repetidor não faz nenhum tipo de analise ou tratamento sobre a informação transmitida.

8 Comments:

Anônimo said...

E eu que não sabia a diferença do Hub e do Switch, pensava que este era um Hub com mais entradas ... =|

Tudo sobre Hardware ?
fc-upgrade.blogspot.com

Pinguim said...

esses caras manjam tudo de rede,viu?.
acho que é por causa de uma professora que chega tarde no cefet.
hehehehe

Xavier said...

E ai galera, blz?


E o modem da velox, entra em qual dessas definições? Valeu!

dan said...

eu só descobri que tenho um switch aqui em casa, depois da apresentação de vocês. :B

João Ribeiro said...

awe vei aprendi que aqui em cas é uma rede estrela
po mandaram bem no trbaalho galera
flwwwwwww

Iza said...

eu tbm n sabia n a diferença aí do switch pra o hub...

n tinha ideia na verdade...

vlw;;;

João Ribeiro said...

eieie galera eu acho que fiz uma rede ponto a ponto aqui em casa com dois pcs!

iiiirrraaaa
os infiltrados abriram minha mente!!!


salve salve

Icaro Torres said...

eh mesmo... faço amesma pergunta do xavier..
onde se encaixa o moden da velox...
e acrescento..
a classificação dele muda de acord com a velocidade do moden? creio que não..
vlw

visitem lá o nosso
lost171.blogspot.com