ACM

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Rede De Computadores Acm
View SlideShare presentation or Upload your own.

Ou faça o download clicando aqui: DOWNLOAD.

Depois de meses de aula, chega enfim o grande momento. O trabalho final exigido pelo nosso professor Rogério seria o ACM. Pesquisamos e depois de muito esforço e trabalho, conseguimos chegar lá.Obrigado professor.Com Certeza foi uma boa experiência que absolutamente vai servir de base para o resto do nosso curso.

Procuraremos sempre está atualizando enquanto der.

Até Próxima!

Equipe Infiltrados

Diferenças entre alguns dispositovos de rede

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A principal diferença entre hub e switch é que no switch ele reconhece os endereços das maquinas em suas portas, fazendo com que apenas o destinatario receba o pacote enviado e o hub nao. Outra diferença é que o hub só pode ser cascateado até no maximo 4 hubs, limitando assim a sua rede.



A diferença basica entre roteador e o gateway é que o gateway permite interligar computadores com arquiteturas diferentes, pois ele faz a conversão entre protocolos.

Slides

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O que é modem?


A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador.
O processo de conversão de sinais
binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado demodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão (bps, baud, nível e algoritmo de compressão de dados, protocolo, etc).

TCP-IP


O conjunto de protocolos TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem dos dois protocolos mais importantes do conjunto: o TCP (Transmission Control Protocol - Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol - Protocolo de Interconexão). O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. As camadas mais altas estão logicamente mais perto do usuário (chamada camada de aplicação), e lidam com dados mais abstratos, confiando em protocolos de camadas mais baixas para tarefas de menor nível de abstração.

Na imagem acima você pode ver a arquitetura TCP/IP comparada com o modelo OSI.

MODELO OSI

MODELO OSI






Sobretudo, o modelo de referência OSI é uma estrutura que você pode usar para entender como as informações trafegam através de uma rede.
O modelo de referência OSI é composto por sete camadas numeradas e cada uma ilustra uma função particular da rede.
Essa separação das funções da rede é chamada de divisão em camadas. Dividir a rede nessas sete camadas oferece muitas vantagens, como:









-Divide as comunicações de rede em partes menores e mais simples, facilitando sua aprendizagem e compreensão ;
-Padroniza os componentes de rede, permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vários fabricantes ;
-Possibilita a comunicação entre tipos diferentes de hardware e de software de rede ;
-Evita que as modificações em uma camada afetem as outras, possibilitando maior rapidez no seu desenvolvimento ;













  • Camada de Aplicação:
    -Essa camada é responsável apenas pela interface entre o programa ou serviço acessado pelo usuário e a pilha de protocolos que o computador está usando ;
    -Telnet ,FTP e HTTP são exemplos de protocolos desta
    camada ;
    -Pode tanto iniciar(envio de dados) como finalizar o processo
    (recebimento) ;



  • Camada de Apresentação:
    -Converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado pela pilha de protocolos ;
    -Esta camada também é responsável por comprimir e/ou criptografar
    dados ;
    -A compressão de dados aumenta o desempenho da rede ;
    -Quando criptografados ,os dados só voltarão à forma normal na camada 6 do receptor ;



  • Camada de Sessão :
    -Estabelece, gerencia e termina sessões entre dois hosts q se comunicam;
    -Define como será feita a transmissão de dados;
    -Coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos ;
    -Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão
    dos dados a partir da última marcação recebida pelo PC receptor ;



  • Camada de Transporte:
    -É responsável por transformar os dados vindos da camada 5 em pacotes;
    -O tamanho de cada pacote ficou estabelecido em 64 Kb ;
    -Sendo que nesse pacote,existe um cabeçalho (com tam. entre 20 e 24 Kb)
    contendo informações sobre os dados, como número da porta de destino
    e saída, número de seqüência e o CRC ;
    -O resto do espaço e preenchido com os dados que se deseja enviar;
    -É altamente confiável ;



  • Camada de Rede:
    -É responsável pelo endereçamento de pacotes,convertendo endereços
    lógicos em endereços físicos e vice-versa;
    -Determina a rota que será percorrida pelos pacotes, baseada em fatores como condições de tráfego de rede e prioridade ;



  • Camada de Enlace:
    -Transforma os pacotes da camada de rede em quadros ;
    -Adiciona informações como: endereço da placa de rede de origem e destino ;
    -Essa camada trata do endereçamento físico,da topologia e do acesso à rede ;



  • Camada Física:
    -A camada física define as especificações elétricas, mecânicas, funcionais e de procedimentos para ativar, manter e desativar o link físico entre sistemas finais ;
    -Características como níveis de voltagem, temporização de alterações de voltagem, taxas de dados físicos, distâncias máximas de transmissão, conectores físicos e outros atributos similares são definidos por ela também ;




Hardware de Redes

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Vou lista aqui alguns hardware relacionados a redes...

Hub - equipamento que faz a interligação de varias maquinas na rede, permitindo a troca de informações, a comunicação realizada pelo hub é de broadcast. Um hub pode ser ligado a outros, aumentando a abrangência da rede ou funcionando como repetidor, no entanto ao cascatear hubs, há um limite de até 4 hubs.

Switch - equipamento que permite interligar maquinas em rede e que reconhece o endereço de destinoi do pacote enciado, transmitindo apenas para a porta a qual pertence o destinatario. O switch "aprende" os endereços através do envio de uma mensagem de broadcast. Ele envia a mensagem e, ao receber o retorno, associa os endereços recebidos a suas portas.

Router(roteador) - equipamento que permite rotear (determina o caminho) pacotes da origem até o destino. As rotas sao escolhidas com base em algoritmos de roteamento que seguem criterios como : o percuso mais rapido, menos congestionado, etc.

Gateway - este equipamento nada mais é que um roteador com uma caracteristica especial, que permite interligar redes com arquiteturas diferentes, pois ele faz a conversão entre protocolos distintos.

Repetidor - equipamento que permite amplificar o sinal transmitido em pontos onde o mesmo começa a perder potência. O repetidor não faz nenhum tipo de analise ou tratamento sobre a informação transmitida.